Almanaque dos Conflitos

Grupos armados sunitas, Guerra do Afeganistão parte 1

Bandeira do Hezbi Islami

Bandeira do Hezbi Islami

Hezbi Islami – Gulbuddin (Partido Islâmico)

Hezbi Islami (Partido Islâmico), uma organização religiosa muçulmana que lutou originalmente contra o governo do Afeganistão, aliado da União Soviética, durante o ano de 1975 e posteriormente. Foi formada por Gulbuddin Hekmatyar, em 1975, surgido da Juventude Muçulmana, entre alunos e professores na Universidade de Cabul no ano de 1969 com a ideia de lutar contra o comunismoem solo afegão.

Na maioria, voluntários de origem pashtun, baseados fortemente nos ideais da Irmandade Muçulmana, do Egito. Procuraram islamizar as tribos locais nômades como realizado na década de 1920 pela milicia saudita, Ikhwan seguidora do wahabismo.

Usam ataques suicidas contra tropas governamentais e tropas de ocupação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Hoje contariam com aproximadamente 3.000 combatentes, principalmente na região de Cabul.
Bandeira do Hezb-e Islami Khalis.png

Hezb-e Islami Khalis

Hezb-e Islami Khalis se trata de uma organização politica e militar, fundado como partido no ano de 1979 no Paquistão, após golpe de estado no Afeganistão, que teve apoio dos soviéticos. Participou ativamente na resistência e expulsão das tropas da União Soviética que haviam invadido o território afegão para defenderem o governo títere comunista local. Fundado por Hajji Don Mohammad, líder tribal da etnia pashtun. O grupo se originou do Hezb-e Islami, e passou a ser conhecido como Hezb-e Islami Khalis.

Defendem o islamismo sunita tradicional. Mas apesar de moderados, são fortemente anti-xiitas. A maioria dos milicianos do Hezb-e Islami Khalis são recrutados nas escolas islâmicas locais, apesar da adesão de voluntários de outros países de origem muçulmana.

São responsáveis por diversos ataques contra a coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão. Desde ataques de guerrilha convencional, ate ataques suicidas em larga escala.

Anwar ul-Haq Mujahid, filho de Khalis, assumiu a liderança do grupo de resistência desde a morte do pai, Hajji Din Mohammad, m 2006.

 

Milicianos da Brigada 055

Milicianos da Brigada 055

Brigada 055

A Brigada 055, criada por membros da Al Qaeda, atuou ao lado das milicias ligadas ao grupo islâmico radical Taliban de 1995 ate o ano de 2001. E possuía entre os combatentes diversas nacionalidades de origem muçulmana sunita.

A maioria dos voluntários haviam lutado em algum conflito nos países de origem, ou mesmo quando lutaram em outras guerras sempre na defesa das populações islâmicas, outros combateram as tropas da União Soviética durante a desada de 1980. A principal fonte de arrecadação de renda do grupo de resistência foi a Al Al-Qaeda, além de ajuda militar do governo do Sudão, ha época, aliado de Osama bin Laden.

Teriam nas fileiras de combates aproximadamente 5.000 guerrilheiros, especialistas em luta de guerrilha nas montanhas.

O principal comandante da organização foi Abdul Hadi al-Iraqi.

 

Bandeira do Fidai Mahaz

Bandeira do Fidai Mahaz

Frente Sacrifício (Fidai Mahaz)

A Frente Sacrifício, (Fidai Mahaz), se originou do grupo de resistência islâmico Talibã, durante os anos da Guerra no Afeganistão. Comandados por Mullah Najibullah (Omar Khitab), se formaram depois de lideranças entrarem em atrito quanto a negociações de paz com o governo dos Afeganistão, aliado dos Estados Unidos. O fundador do grupo de resistência foi o mulá Akhtar Mansour.

Possuem efetivo de 10.000 combatentes, oriundos de regiões vizinhas ao Afeganistão.

Os comandantes do Fidai Mahaz, acusam os membros do Taliban, de assassinarem o mulá Mohammed Omar, fundador do grupo. Ele passava por problemas renais e precisava de tratamento urgente, teria morrido em 2013.

Soviet Invasion Of Afghanistan 1980

Milicianos sunitas do Exército da Sombra de Lashkar, ou Jaish al Usrah

Al-Zil – Exército da Sombra de Lashkar, ou Jaish al Usrah – (Exército do Escudo de Proteção)

Al-Zil ou Exército da Sombra de Lashkar, ou Jaish al Usrah – (Exército do Escudo de Proteção), grupo islâmico sunita afegão, são ligados ao grupo extremista islâmico Al Qaeda, surgido do Brigada 055. Se trata da reunião dos grupos combatentes Taliban paquistanês, Brigada 313, Hezb-e-Islami, e ex-oficiais da guarda republicana do Iraque.

Promovem ataques suicidas e de guerrilha, contra as tropas ocupantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e governo afegão.