Almanaque dos Conflitos

Esquadrão de Ação Mussolini (Squadre d’Azione Mussolini – SAM)

As Equipes de Ação Mussolini (Squadre d'Azione Mussolini), eram formadas inicialmente por ex-membros das forças de segurança da República Social Italiana (RSI)

As Equipes de Ação Mussolini (Squadre d’Azione Mussolini), eram formadas inicialmente por ex-membros das forças de segurança da República Social Italiana (RSI)

As Esquadrão de Ação Mussolini (Squadre d’Azione Mussolini – SAM), foi uma organização fascista atuante no pós-Segunda Guerra Mundial, formada por veteranos das forças militares e paramilitares da República Social Italiana (RSI), formada na porção norte do antigo Reino da Itália (1943-1945).

Organizados em pequenas células que variavam entre seis e doze integrantes, realizavam ataques contra sedes de partidos comunistas, com uso de explosivos e bombas incendiárias.

Grande parte dos ex-membros das forças de segurança fascistas temiam um golpe comunista tomasse o poder na recente república, dominada em grande parte por políticos da esquerda italiana. Muitos deles se juntavas a grupos armados subterrâneos na tentativa de conter tal perigo para os nacionalistas.

Giancarlo Esposti, membro das Equipes de Ação Mussolini (Squadre d'Azione Mussolini - SAM)

Giancarlo Esposti, membro das Equipes de Ação Mussolini (Squadre d’Azione Mussolini – SAM)

Os camisas negras italianos das Esquadrão de Ação Mussolini, estavam presentes principalmente na região da Lombardia, e foram ativos principalmente no período conhecido como Anos de Cumbo. Ocorrido no fim da década de 1960 até o início da década de 1980, quando se desenvolve a luta armada entre os grupos de esquerda e direita, bem como as forças governamentais de segurança.

Giancarlo Esposti, foi um dos mais conhecidos membros do grupo paramilitar fascista italiano, morto em troca de tiros contra a polícia (carabinieri ) no Altopiano di Rascino, Lazio. Também haviam importantes nomes na organização armada como Angelo Angeli, Gianni Nardi e Dario Panzironi.

Teriam acometido mais de 100 ataques nos mais de 10 anos de campanha armada.

Deixe um comentário