Almanaque dos Conflitos

Liwa Zulfikar (لواء ذو الفقار, Brigada Zulfikar)

Brasão da Liwa Zulfikar (لواء ذو الفقار, Brigada Zulfikar)

Brasão da Liwa Zulfikar (لواء ذو الفقار, Brigada Zulfikar)

A Liwa Zulfikar (لواء ذو الفقار, Brigada Zulfikar), se trata de uma milícia de orientação religiosa muçulmana xiita, que lutou na Síria, fundada no Iraque no mês de junho de 2013, para combater o Estado Islâmico (Deash), durante a Guerra Civil Síria. O Hezbollah os auxiliou em organizar o grupo armado para lutar contra os jihadistas wahabitas do Daesh.

Também aliados do Irã, país que os enviou armamento e financiamento. São sadristas, seguidores do clérigo, Mohammad Sadeq al-Sadr. O grupo foi criado após a Batalha de Quseir (5 de junho de 2013), travada entre os extremistas e os membros do Hezbollah.  

Primeiro brasão da Brigada Zulfikar

Primeiro brasão da Brigada Zulfikar

Composto inicialmente por efetivos de outras milícias iraquianas xiitas como a Brigada Abu al-Fadl al-Abbas, as Brigadas de Paz, Asa’ib Ahl al-Haq, e Kataeb Hezbollah, incumbidos de lutar na Síria ao lado das tropas de Bashar al-Assad.

O líder do Liwa Zulfikar foi Abu Shahed Juburi (Hayder al-Juburi), o comando militar com Abu Mahdi al-Kanani. Contaram com aproximadamente 2.000 guerrilheiros. Operavam em Damasco, porém estavam baseados na cidade de Sayyida Zeinab, (na localidade se encontra a mesquita onde está o túmulo da neta do profeta Maomé, Zeinab, filha de Ali (Abu al-Hasan’Alī ibn Abi Talib), e de Fátima (Fatima Zahra). Bem como presentes na província de Deraa.

Guerrilheiros xiitas iraquianos da Liwa Zulfaqir

Guerrilheiros xiitas iraquianos da Liwa Zulfaqir

Lutam em Qalamoun em janeiro de 2014, no leste de Ghouta no verão de 2014. Batalha de Tikrit travada entre os jihadistas do Estado Islâmico frente as milícias iraquianas entre junho de 2014 e março de 2015 (vitória da resistência iraquiana). Batalha de Baiji, ocorrida entre junho de 11 2014 e outubro de 2015, com a vitória da resistência. Batalha de al-Sakhr Jourf entre os meses de julho e 25 outubro de 2014.

Na imagem, Abou Mahdi al-Kanani (comandante militar), ao lado de Abou Shahed al-Jabouri líder da organização xiita de resistência

Na imagem, Abou Mahdi al-Kanani (comandante militar), ao lado de Abou Shahed al-Jabouri líder da organização xiita de resistência

Ainda em 2014, enfrentam jihadistas no distrito de Jobar, região leste de Damasco, bem como na Governadoria de Latakia em janeiro de 2015. Batalha de Zabadani entre julho e setembro de 2015 com resultado indeferido por um cessar-fogo, Batalha de Jisr al-Shughur (22 de abril até 22 de maio de 2015, com a vitória dos jihadistas), Batalha de Wadi Barada (23 de dezembro de 2016 -29 de janeiro de 2017, vitória do regime sírio de Bashar Al-Assad), Ofensiva de al-Tanaf (9 de maio a 6 de junho de 2017, sem vencedor).

Ofensiva de Badiya (9 de maio de 2017 a 17 de novembro de 2018, vitória governista), Ofensiva de Abu Douhour (19 de setembro de 2017 até 13 de fevereiro de 2018, vitória governista), e na Batalha de Ghouta Oriental ( 4 de agosto de 2012 – 21 de maio de 2018, vitória governista).

Deixe um comentário