Almanaque dos Conflitos

Legião Garibaldi, Primeira Guerra Mundial

bandeira-usada-pela-legiao-garibaldi

Bandeira usada pela Legião Garibaldi

A Legião Garibaldi, se tratou de uma unidade subordinada ao comando da Legião Estrangeira Francesa, que combateu Império Alemão durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e integrada por cidadãos de origem italiana.

No início da Primeira Guerra (1914), Giuseppe Garibaldi II (Peppino Garibaldi), neto do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi (que havia lutado na guerra greco-turca ocorrida entre 1919 e 1922 ao lado dos gregos, Revolução Mexicana de 1910 ao ano de 1920, ao lado das tropas do General Pancho Villa), se oferece aos ingleses, que negam a oferta.

Garibadi II acompanhado dos cinco irmãos, Bruno, Constantino, Sante, Riccioti (filho), e Ezio, filhos de Riccioti Garibaldi, netos de Giuseppe Garibaldi), procuram a República da França para se alistarem.

os-irmaos-garibaldi-sante-riccioti-garibaldi-ii-menoti-e-ezio

Os irmãos Garibaldi, Sante, Riccioti, Garibaldi II, Menoti e Ezio

Membros da Legião Republicana da Juventude Italiana, veteranos de guerras na Grécia e África do Sul, além de voluntários sem experiência militar, iniciaram os combates com mais de 2.000 homens, integrantes do 4º Regimento de Marcha do 1º Regimento Estrangeiro da Legião Estrangeira Francesa.

Treinados nas cidades francesas de Montelimar, Nîmes e Montboucher, finalmente recebem o comando do Tenente-coronel Garibaldi II aos fins de 1914, na localidade de Mailly.

na-direita-pancho-villa-ao-lado-de-garibaldi-ii-durante-a-revolucao-mexicana

Na direita Pancho Villa ao lado de Garibaldi II, durante a Revolução Mexicana

Prontamente iniciam os enfrentamentos contra os alemães em Argonne, com a realização de assaltos com o uso de baionetas. Em Belle Etoile, participam de batalha com grande saldo de mortos para os alemães, e vitória da Legião Garibaldi. Batalhas acontecidas nos meses de novembro e dezembro de 1914.

Bruno Garibaldi, morre durante os confrontos o que causa comoção entre a população italiana. Mais de 400.000 pessoas acompanharam o cortejo realizado no mês de janeiro de 1915, com a presença de embaixadores da França, Bélgica, Rússia, entre outros. Enquanto acontecia o funeral de Bruno, chega a notícia da morte de outro irmão de Garibaldi II, Constantino Garibaldi, também morto em batalha.

a-legiao-garibaldi-contou-com-a-familia-de-giuseppe-garibaldi-na-imagem-bruno-riccioti-garibaldi-ii-pepino-sante-constantino-e-ezio

A Legião Garibaldi, contou com a familia de Giuseppe Garibaldi. Na imagem Bruno, Riccioti, Garibaldi II (Pepino), Sante, Constantino e Ezio

Bruno e Constantino morreram nas batalhas em Argonne, dezembro de 1914 e janeiro de 1915, respectivamente.Em março de 1915, a Legião Garibaldi, acaba dissolvida pelos franceses. Os combatentes voluntários italianos retornam para o Reino da Itália, para participarem da campanha contra o Império Austro-Húngaro.

Deixe um comentário