Almanaque dos Conflitos

30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros (30. Waffen-Grenadier-Division der SS – Russische Nr. 2)

Brasão da 30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros - 2ª Russa (30. Waffen-Grenadier-Division der SS - Russische Nr. 2)

Brasão da 30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros – 2ª Russa (30. Waffen-Grenadier-Division der SS – Russische Nr. 2)

A 30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros (30. Waffen-Grenadier-Division der SS – Russische Nr. 2), se tratou de uma divisão de infantaria que lutou pelo III Reich, nas fileiras das Waffen-SS na Segunda Guerra Mundial. Criada no mês de gosto de 1944 na cidade de Varsóvia na Polônia, era integrada por voluntários de origem étnica bielorrussa, russa e ucraniana, alguns combatentes haviam servido no Schutzmannschaft-Brigade Siegling.

Foram transferidos para a região sudoeste da França (Belfort e Mulhouse), para combater as Forças Francesas do Interior (FFI).

Estavam divididos como 75. Waffen-SS-Granadeiro-Regiment, 76. Waffen-SS-Grenadier-Regiment, 77. Waffen-SS-Grenadier-Regiment, 30.Waffen-SS-Artillerie-Regiment, 30.SS-Aufklärungs-Abteilung, 30.SS-Pioneer-Abteilung, 30.SS-Nachrichten-Abteilung, 30.SS-Feldersatz-Bataillon. Mantiveram cerca de 11.000 homens comandados por um oficialato alemão.

Combatentes da Brasão da 30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros - 2ª Russa

Combatentes da Brasão da 30ª Divisão Waffen-SS de Granadeiros – 2ª Russa

Na Alsácia enfrentaram as tropas dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido e França), no chamado Bolso de Colmar na França entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro de 1945, com a derrota dos alemães na batalha. Com um saldo de 21.000 mortos entre os soldados Aliados, e aproximadamente 30.000 entre os alemães e colaboracionistas.

No mês de janeiro de 1945 a divisão recebe ordens para ser dissolvida devido ao número elevado de deserções e mortes em combate. Os combatentes russos são enviados para a 600ª Divisão de Infantaria, pertencente ao Exército de Libertação da Rússia.

Os membros bielorrussos e ucranianos são integrados a 1ª Brigada Granadeira Rutena Branca, formado por um regimento de infantaria com três batalhões, batalhão de artilharia e batalhão de cavalaria.

Soldados da 30ª Divisão Waffen Granadeiro da SS - 2ª Russa, durante a Revolta de Varsóvia

Soldados da 30ª Divisão Waffen Granadeiro da SS – 2ª Russa, durante a Revolta de Varsóvia

No mês de março de 1945 com apenas um regimento de infantaria, a unidade é renomeada como 30ª Divisão de Grenadier dos SS (1ª Rutena Branca), 30. Waffen-Grenadier-Division der SS (Weissruthenische Nr. 1).

Em abril de 1945 a divisão colaboracionista desaparece, com os combatentes enviados para a 39. SS-Panzergrenadier-Division – Nibelungen, liderada pelo Obersturmbannführer Richard Schulze-Kossens. Tal unidade luta entre março e maio de 1945 quando finalmente se entregam aos Aliados (britânicos e norte-americanos), na Alemanha.

Deixe um comentário