Almanaque dos Conflitos

Exército de Libertação Tamil Nadu (ELTN)

Bandeira do Exército de Libertação Tamil Nadu (ELTN)

Bandeira do Exército de Libertação Tamil Nadu (ELTN)

O Exército de Libertação Tamil Nadu (ELTN), foi um grupo armado separatista que lutou no Sri Lanka para a formação de uma nação independente para o povo tâmil. Organizado quando a Força de Manutenção da Paz da Índia foi enviada para a ilha. Foram organizados e liderados incialmente pelo estudante conhecido como Thamizharasan, morador da aldeia de Ponparappi.

Se originaram entre o movimento naxalita, os membros do Partido Comunista Indiano, de orientação ideológica maoísta. Os principais nomes da organização tâmil separatista era liderada por Pulavar Kaliyaperumal, Thamizharasan e Anbazhagan (Sundaram).

A pátria tamil reuniria diversas regiões como as Ilhas Lacadivas, Ilha Minicoy, o chamado Tamil Eelam no Sri Lanka, partes das Maldivas, Malásia, Singapore e Maurício.

Veerappan, comandante do Exército de Libertação Tamil Nadu

Veerappan, comandante do Exército de Libertação Tamil Nadu

Foram responsáveis por uma longa série de atentados a bomba, e assassinatos seletivos de políticos ligados ao governo do Sri Lanka (anti-separatistas). Os guerrilheiros do ELTN acreditavam que apenas a luta armada contra o Estado indiano poderia levar o povo tâmil a liberdade.

No dia 1 de setembro de 1987, Thamizharasan ao lado de quatro integrantes do grupo armado separatistas morrem linchados pela população de Ponparappi, após roubarem um banco local. A morte do líder secessionista levou a disputas de comando e como a luta armada deveria ser empreendia, e a criação de várias facções armadas internas.

Dheivasigamani assume a liderança do Exército de Libertação Tamil Nadu, e o grupo experimenta um rápido crescimento em número de paramilitares que se voluntariaram para a campanha separatistas tâmil no Sri Lanka. Dheivasigamani morre quando se preparava para um ataque a bomba no dia 29 de março de 1994, quando se rumava para uma delegacia na vila de Muthandikuppam, no sul do distrito de Arcot.

Guerrilheiros separatistas do Exército de Libertação Tamil Nadu

Guerrilheiros separatistas do Exército de Libertação Tamil Nadu

Koovagam Ramasamy passa para o comando do grupo. O ELTN chamou a atenção internacional quando sequestrou o ator de cinema Kannada Rajkumar no mês de julho de 2000. Em troca da libertação pediram a libertação de cinco guerrilheiros detidos em prisões locais.

Eram aliados de outros grupos como o Tigres de Liberação do Tamil Eelam.

Seriam organizadores de diversos movimentos civis como o Tamizhina Pulikal Kazhagam (Partido de Libertação), o Vivasayigal Urpathiyalar Sangham (União dos Fazendeiros), Tamil Desiya Pengal Pulikal Iyakkam (Movimento de Libertação das Mulheres), Urimai Koruvaar Orungamaippu (Federação de Ativistas de Direitos), a Tâmil Nadu Ilaignar Peravai (Associação de Jovens), e o Tamizhaga Odukapattor Pulikal Iyakkam (Movimento para a Libertação dos Oprimidos).

Deixe um comentário