Almanaque dos Conflitos

Schwarze Schar (Black Legion)

Schwarze Schar (Black Legion, Herzoglich Braunschweigisches Korps)

Schwarze Schar (Black Legion, Herzoglich Braunschweigisches Korps)

A Schwarze Schar (Black Legion), oficialmente como Herzoglich Braunschweigisches Korps (Corpo Alemão do Duque de Brunswick), ou Black Brunswickers, Black Band, foi uma unidade composta por voluntários alemães, organizada pelo nobre britânico Duque Friedrich William de Brunswick em abril de 1809, para lutar na Guerra da Quinta Coligação ao lado do Império Austríaco contra a França de Napoleão Bonaparte, onde foram derrotados.

Retorna ao Reino Unido, para se reorganizar, para em seguida ser enviada a Península Ibérica para mais uma vez enfrentar as tropas napoleônicas juntamente com o exército britânico durante a Guerra de Independência espanhola e na Guerra da Sétima Coligação.

Voluntário alemão da Schwarze Schar

Voluntário alemão da Schwarze Schar

O Ducado de Brunswick havia sido dissolvido pela assinatura do Tratado Tilsit, firmado no mês de julho de 1807, entre a Prússia e o recém-formado Reino da Vestfália, que incorporou as terras do ducado. O Duque Federico Guilherme, buscou refugio na Áustria, inimigos de Napoleão Bonaparte e procurou criar uma unidade militar com voluntários alemães. O próprio soberano deposto iria financiar a campanha.

Na cidade de Náchod, na Boêmia é criado o Herzoglich Braunschweigisches Korps, formado por um regimento de infantaria (com dois batalhões de quatro companhias cada), e um regimento misto de hussardos e ulanos (oito esquadrões), com uma pequena unidade de artilharia a cavalo equipada com quatro canhões. O comandante era chamado como Schwarze Herzog ( Duque Negro).

Membro da cavalaria da Schwarze Schar

Membro da cavalaria da Schwarze Schar

Entram em ação no dia 10 de abril, juntamente como os exércitos austríacos da Boêmia, destacados para combater as tropas do Reino da Saxônia (aliado dos franceses). Ocupam a cidade de Zittau em 31 de maio, Em 11 de junho, Dresden. No dia 12 de julho, as forças austríacas são derrotadas na Batalha de Wagram. Um armistício é assinado com a França. O Rei Frederico Guilherme, não aceita a paz e continua a guerra contra os franceses de Bonaparte, e ruma em direção aos portos do norte da Alemanha, quando passam pelo Reino da Vestfália.

No dia 29 de julho, a Schwarze Schar derrota um contingente do Reino de Westfalia em Halbestadt, e tão logo parte em navios para o Reino Unido, ao escapar de soldados inimigos em à caça deles, no dia 7 de agosto. A unidade que estava estacionada na Grã-Bretanha parte para a Península Ibérica, para auxiliar Portugal e Espanha frente as forças napoleônicas. Na oportunidade sofrem reorganização.

Duque Friedrich William de Brunswick

Duque Friedrich William de Brunswick

Em vez de atuarem como um corpo único, passam a agir em diversos regimento de infantaria. E passam a ser chamados como Regimento Brunswick Oels Jäger. Subordinados a armada anglo-portuguesa comandada pelo Duque de Wellington. São divididos como 4ª, 5ª e 7ª Divisão.

Desembarcam em Lisboa em 8 de outubro de 1810 e lutam até o final da campanha em fevereiro de 1814. Participam da Batalha de Fuentes de Oñoro (ocorrida em 6 de maio de 1811 ), Batalha de Salamanca (travada em 22 de julho de 1812 ), e na Batalha de Vitória (21 de junho de 1813 ). Nesse momento o Brunswick Oels Hussar Regiment estava sob as ordens do General Sir John Murray. Atuaram pela região costeira no leste da Espanha.

Regimentos da Herzoglich Braunschweigisches Korps

Regimentos da Herzoglich Braunschweigisches Korps

Quando o Ducado de Brunswick foi reconstituído em 1813, os voluntários alemães puderam retornar, e fazer parte do exército local. Porém com o retorno de Napoleão Bonaparte do exílio na Ilha de Elba se inicia da Guerra da Sétima Coligação no mês junho de 1815. Lutaram ao lado do exército anglo-holandês do Duque de Wellington, frente aos franceses na Bélgica.

Frederico Guilherme mobilizou sete batalhões de infantaria, um regimento de hussardos, e por fim uma unidade de artilharia. Totalizam 6.000 homens. Os batalhões de infantaria formaram uma brigada que ficou sob o comando do próprio duque. Atuam na Batalha de Quatre-Bras no dia 16 de junho de 1815. Logram frear os ataques franceses. No entanto sofrem alto número de baixas. Federico Guilherme é um dos mortos em batalha. Na Batalha de Waterloo, liderados pelo Coronel Olfermann, (18 de junho de 1916), presentes na defesa da fazenda Haye Sainte.

Ao fim do conflito retornam para casa.

Deixe um comentário