Almanaque dos Conflitos

Companhia de Aviação e Automóveis do Saara (Compagnie Auto-avio Sahariane)

Companhia de Aviação e Automóveis do Saara (Compagnie Auto-avio Sahariane), no deserto do Saara

Companhia de Aviação e Automóveis do Saara (Compagnie Auto-avio Sahariane), no deserto do Saara

As Companhia de Aviação e Automóveis do Saara, como também era chamada, Companhia, foram unidades militares especiais do Exército Real do Reino da Itália, que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, em especial no norte do continente africano, na Campanha Norte-africana.

Presentes em batalhas no Egito, Líbia e Tunísia, tais unidades foram organizadas em 1935 por ordem do governador da Líbia, Italo Balbo. Tropas montadas que faziam uso de dromedários (Meharists), passaram por reorganização, para se tornarem uma infantaria motorizada. Realizariam reconhecimento e contra-reconhecimento naquele terreno desértico.

A Companhia de Aviação e Automóveis do Saara, era especialista em reconhecimento e contra-reconhecimento

A Companhia de Aviação e Automóveis do Saara, era especialista em reconhecimento e contra-reconhecimento

Cinco companhias foram unidas no Batalhão do Saara, no dia 01 do mês de julho de 1937. Sob comando do Comando das Tropas do Sahara Líbico, localizado no oásis de Cufra. Estavam subordinados a Guarda da Fronteira.

No efeito das Companhia de Aviação e Automóveis do Saara, haviam experientes soldados italianos, bem como voluntários de origem Líbia. Contavam com caminhões, tanques, e aviões bombardeios, caças, aeronaves para reconhecimento, pertencentes a Regia Aeronautica.

A partir de 1940, quatro companhias lutam ao lado do Raggruppamento Sahariano, e acabam destruídas na Batalha de Nibeiwa (vitória do Reino Unido). Ocorrida na manhã de 9 de dezembro de 1940 entre tropas italianas e britânicas. O início da Operação Compasso (Operation Compass), a ofensiva dos Aliados contra o Egito. Em substituição cinco companhias passam a operar, criadas pelo Tenente-coronel Della Valle, e se juntam Raggruppamento Sahariano Mannerini.

O Caproni Ca.309 Ghibli, era utilizado pelos italianos para reconhecimento, e ataques como um bombardeio, haviam metralhadoras que eram instalados na aeronave

O Caproni Ca.309 Ghibli, era utilizado pelos italianos para reconhecimento, e ataques como um bombardeio, haviam metralhadoras que eram instalados na aeronave

A 1ª Companhia é enviada para Gialo, a 2ª Companhia em Cufra, a 3ª Companhia em Hon, a 4ª Companhia em Gadames, e por fim a 5ª Companhia em Ghat. Continuam a lutar até 1943, quando participam da Campanha da Tunísia, e Operação Pugilist, quando finalmente o Eixo (Itáia e Alemanha), perdem no teatro norte-africano.

Tal operação, parte da Campanha do Norte da África, empreendida pelo 8º Exército (britânico), contra a Linha Mareth (Tunísia), um conjunto de fortificações construídas pela França, e ocupada pelos italianos e alemães.

A unidade do exército italiano, Companhias de Aviação e Automóveis do Saara desaparece com a derrota do Eixo no norte-africano frente aos Aliados.

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