Almanaque dos Conflitos

1ª Divisão de Infantaria Eslovaca

Homens da 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca, recebem condecoração por participação na exitosa invasão da Polônia

Homens da 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca, recebem condecoração por participação na exitosa invasão da Polônia

A 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca, foi uma unidade de infantaria do exército da Eslováquia, que lutou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos alemães do III Reich. O chamado Estado Eslovaco (República da Eslováquia), liderado por Jozef Tiso, fazia parte dos países apoiantes do Eixo (Alemanha, Itália, Japão). Contaram com efetivo máximo de 1.500 combatentes voluntários nacionalistas e anti-comunistas.

A divisão colaboracionista participa da invasão da Polônia, realizada pelos alemães no ano de 1939, o estopim do conflito na Europa. Na invasão estavam a 1ª Divisão de Infantaria, a 2ª Divisão de Infantaria, a Divisão Rápida Eslovaca, e a Divisão de Segurança Eslovaca. Se trataram dos únicos aliados do III Reich que participa da invasão contra o território polonês.

Artilharia em ação no campo de batalha (1ª Divisão de Infantaria Eslovaca)

Artilharia em ação no campo de batalha (1ª Divisão de Infantaria Eslovaca)

A 2ª Divisão de Infantaria Eslovaca, participou ativamente em operações contra grupos guerrilheiros na retaguarda dos soldados alemães. Utilizados para a tarefa de combater a resistência soviética. Após a derrota na Batalha de Stalingrado (julho de 1942 até fevereiro de 1943, são deslocados para a capital da Bielorrússia, Minsk.

Em novembro de 1943 são transformados em uma brigada de construção e enviados para Ravenna, na Itália.

O 12° Batalhão de Engenheiros foi criado devido aos ataques contra linhas férreas usadas pelos alemães que as utilizavam para o transporte de munições e tropas, principalmente naquele momento de guerra. Atuantes principalmente na esteira das tropas do Grupo do Exército Sul.

Combatentes da 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca, durante estadia na Frente Oriental

Combatentes da 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca, durante estadia na Frente Oriental

Na ocasião estavam subordinados ao General Anton Pulanich, e ao General Gustav Malar. O primeiro grupo possuía seis batalhões de infantaria, dois batalhões de artilharia e uma companhia de engenheiros. O segundo grupo estava distribuído em dois batalhões combinados com cavalaria e motocicletas, além de aproximadamente nove baterias de artilharia motorizadas.

Ao lado do exército de Adolf Hitler, combatem os soviéticos (União Soviética – URSS), na Frente Oriental. Presentes na invasão da União Soviética (Operação Barbarossa, de 1941), quando comandados pelo General Ferdinand Čatloš (Grupo do Exército Expedicionário Eslovaco).

General Ferdinand Čatloš

General Ferdinand Čatloš

Atuam em combates na região da capital da Ucrânia, Kiev. Transferidos ao Grupo do Exército Sul, lutam frente aos bolcheviques nas montanhas do Cáucaso no ano de 1942. Auxiliam as tropas de Hitler na captura da importante cidade soviética de Rostov.
No mês de agosto de 1943 passam por reorganização, com a 1ª Divisão de Infantaria Eslovaca a receberem soldados da Divisão Rápida Eslovaca.

A unidade eslovaca nacional-socialista é dissolvida no mês de julho de 1944, com os membros deslocados para unidades encarregadas de reconstrução na retaguarda.

Deixe um comentário