Almanaque dos Conflitos

Força-Tarefa Tilsit, esquadrão da morte em Kaliningrado

As unidades Força-Tarefa Tilsit (Einsatzgruppen), buscavam principalmente eliminar opositores políticos, soldados e guerrilheiros inimigos

As unidades Força-Tarefa Tilsit (Einsatzgruppen), buscavam principalmente eliminar opositores políticos, soldados e guerrilheiros inimigos

A Força-Tarefa Tilsit (Einsatzgruppen, Einsatzgruppen der Sicherheitspolizei und des SD), foi uma unidade especial pertencente as SS (Schutzstaffel), e composta inicialmente por membros da Polícia Estadual de Tilsit (atualmente Sovetsk, localizada em Kaliningrado na Rússia, anteriormente parte do território alemão), e policiais do Ordnungspolizei da Lituânia, em especial da cidade de Memel.

Foram formados no mês de junho de 1941. Agiam como os grupos Einsatzgruppen, em pequenas unidades, e subordinados ao Einsatzkommando.

Eram incumbidos de perseguirem dissidentes políticos, entre eles comunistas, anarquistas, anti-nacionalistas, bem como prisioneiros de guerra soviéticos (soldados).

A Força-Tarefa Tilsit (Einsatzgruppen), realizou ações em território polones, lituano e russo

A Força-Tarefa Tilsit (Einsatzgruppen), realizou ações em território polonês, lituano e russo

Serviram ao Einsatzkommando que estava subordinado ao Serviço de Segurança do Reichsführer SS (SD), estacionados na região de Tilsit, muitos combatentes retirados das fileiras da Wehrmacht e das Waffen-SS.

O Einsatzkommando de Tilsit estava sob o comando de SS-Standartenführer Hans-Joachim Boehmes. Outro importante comandante da unidade de esquadrão da morte foi o SS-Sturmbannführer Werner Hersmann, a liderança local da SD. Bem como o SS-Oberführers Bernhard Fischer-Schweder.

Agiram até a retirada das tropas alemãs da região devido ao avanço das tropas soviéticas (fim de 1944).

Deixe um comentário